quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Energia Geotérmica


è
O que é?
A energia geotérmica provém do calor da Terra, e é um recurso que pode ser aproveitado em locais com atividade vulcânica…
… onde existam águas ou rochas a temperatura elevada, e em zonas onde seja possível atingir estratos magmáticos.
A produção de eletricidade, é feita através de uma turbina movida a vapor de água, que é produzido pelo aquecimento do interior da terra. Este potencial é usado para produção de energia eléctrica, utilizando centrais de turbinas a vapor, e como fonte de calor em estufas ou em bombas de calor, para aquecimento ou arrefecimento de edifícios.
A produção de energia eléctrica a partir desta fonte, não produz gases responsáveis pelo efeito estufa, e envolve três tipos de tecnologias consoante as características dos recursos (função da temperatura e da pressão).  
Os Estados Unidos é o país onde esta energia geotérmica é mais utilizada. Em Portugal, existem várias unidades de produção de eletricidade instaladas nos Açores, e conhecem-se utilizações diretas em Lisboa e S. Pedro do Sul.

è Como é produzida?
A geotermia é utilizada para produção de eletricidade, aquecimento de água e de ambientes.
Apesar de pouco conhecida no Brasil, a energia geotérmica é a única fonte para a produção de eletricidade em muito países. Para se obter esta energia não é necessária a queima de combustíveis fósseis pois é produzida a partir do uso da água e do calor contidos no interior do planeta.
A exploração da energia geotérmica só pode ser feita em um número restrito de locais que normalmente são identificados pela presença de vulcões ou geisers (sprays de água quente). As fontes de calor estão localizadas em grandes profundidades, o que eleva os custos de produção. A cada 32 metros abaixo do solo a temperatura aumenta em cerca de1oC. Outro complicador que dificulta o uso da geotermia é que a fonte se esgota em poucas décadas.

Energia do calor

Além do calor, a produção da energia geotérmica depende da água. Existem dois modos de se obter a energia, a primeira é a existência de lençóis de água quente no subsolo, a segunda é a injeção de água que, em contato com as altas temperaturas encontradas no interior do planeta, evapora e volta à superfície por meio de dutos a alta pressão.
A partir de então, o processo de geração de energia elétrica se dá de forma usual. O vapor é conduzido à central elétrica onde movimenta a turbina que aciona um gerador. O vapor volta a ser condensado e como água é reintroduzido nos dutos com a finalidade de gerar mais energia.
De acordo com a Associação Geotérmica Internacional (IGA, sigla em inglês), existem 25 países que possuem plantas de geração de energia elétrica geotérmica no mundo. Entre estes o que tem maior capacidade de produção são os EUA, com 2020 MW, cerca de 28% a menos do que em 1995.
No campo de aquecimento de água e de ambientes o número de países que utilizam a energia geotérmica mais que duplica. São 58 países. Novamente os EUA são quem mais aproveita o potencial da energia do interior do planeta. Sua capacidade de produção instalada é de 3766 MWt, o que representa quase 25% da oferta desta energia no mundo.
De acordo com o jornal The New York Times, aproximadamente 1 milhão de residências naquele país que possuem sistemas geotérmicos individuais. O diário afirma que essa fonte ganha popularidade pois a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior.
Entretanto, a maior razão ainda é a econômica. O uso da geotermia possibilita uma redução de 20% no consumo de energia em cada residência. Dependendo da disponibilidade da fonte de calor, é possível eliminar o custo da perfuração, o que acarreta num retorno de investimento mais rápido.
è Quais países que mais produzem.
A energia geotérmica e proveniente do calor encontrado no centro da terra, que pode ser verificado pela erupção dos vulcões, pelos “geysers” e pelas fontes termais de água doce.
É uma fonte de energia ainda muito pouco utilizada para geração de eletricidade, pois existem muitas dificuldades para sua implantação e seu rendimento é considerado baixo.
No Brasil ainda não temos nenhuma usina de geração de eletricidade geotérmica, mas já existem usinas em funcionamento em alguns Países como a Nova Zelândia, Estados Unidos, México, Japão, Filipinas, Kenia e Islândia.
A energia Geotérmica não é renovável e geralmente causa impactos ambientais consideráveis, e suas fontes tem vida útil de exploração consideradas baixas.
A energia geotérmica é utilizada em muitas partes do planeta, com destaque para:
Tuscani, na Itália, onde em 1904 se passou, pela primeira vez, a utilizar a energia geotérmica para a produção de electricidade.
Budapeste (Hungria), alguns subúrbios de Paris, Reykjavík (Islândia), e muitas outras cidades, que usam em grande escala a energia geotérmica para aquecimento doméstico.
A California, por ter a maior central geotérmica do mundo.
Em Portugal, a energia geotérmica é utilizada principalmente no Arquipélago dos Açores

è èCusto.
Usinas geotérmicas usam poços para canalizar o vapor e água quente até a superfície onde é gerada eletricidade. Nos EUA as usinas existentes geram eletricidade a um custo de 5¢ a 7.5¢ por kilowatt-hora. Hoje a capacidade implantada é superior a 2700 Megawatts.
è
                èPrós e Contras.
Vantagens:
A energia geotérmica é inesgotável
Não é poluente
Não ocupa grandes áreas como, por exemplo, a hidroelétrica com suas represas inutilizando grandes áreas com suas represas
As usinas geotérmicas serão construídas nos grandes centros, dispensando as redes de transmissão de energia elétrica
Mais segura e de muito mais fácil manutenção.



Desvantagens:
Se não for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem á superfície através de géiseres e vulcões, então a perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa.
Os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs.
Este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manutenção da bomba de sucção de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifício não está exposta ao mau tempo e a vandalismo), é contrabalançada pelo elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais).
èSua produção no Brasil.
Um importante acervo de dados e informações técnicas sobre o potencial e a possibilidade do uso da energia geotérmica no Brasil encontram-se disponíveis nos Anais do Simpósio Brasileiro sobre Técnicas Exploratórias Aplicadas à Geologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia em Salvador - Bahia, no ano de 1984. Nesse Simpósio, foram discutidos vários aspectos relacionados aos sistemas de baixa, média e alta entalpia, e a necessidade de se desenvolver um programa de pesquisa de âmbito nacional, visando obter uma idéia mais precisa sobre os recursos e sobre a potencialidade do território brasileiro em energia geotérmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário